travesseiro
não tenho fome pela manhã
Bem Estar

Não tenho fome pela manhã, o que fazer?

Não ter fome pela manhã, logo quando se acorda, é um problema que pode acarretar vários danos ao organismo. Pular o café da manhã tem consequências no peso, no nível de energia e no nível de açúcar no sangue.

Isso ocorre porque nesse período o organismo tem uma resposta digestiva e hormonal muito eficiente. Além disso, há estudos especializados que relacionam o hábito de realizar o café da manhã com menores chances para obesidade, doenças do coração e o diabetes tipo 2.

De acordo com Ricardo Sodré, nutricionista da UERJ, durante o sono, somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes. Assim que acordamos, necessitamos de "combustível" para retomar as atividades e iniciar um dia com atividade plena.

"O café da manhã é essencial para a saúde. Ele auxilia a melhorar o consumo de nutrientes diários equilibrando a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais", completa Ricardo.

O que fazer para ter fome pela manhã?

Para resolver este problema, podemos utilizar algumas técnicas. Vejamos:

Jante cedo: na noite anterior, procure jantar até, no máximo, às 20h. Desse modo, você aumentará o tempo de jejum, tendo mais fome pela manhã. Outra dica é fazer uma refeição leve: evite frituras e sódio. Assim, além de aumentar o apetite matutino, você facilita a digestão, melhorando a qualidade do sono.

Padronize um horário: Nosso organismo precisa de um padrão comportamental para criar um hábito. Assim, se você determinar certo horário para fazer o desjejum, seu relógio biológico vai sentir fome naquele momento.

Fuja do enjoo: Se você sente enjoo e náuseas pela manhã, aposte em alimentos gelados ou líquidos, como vitaminas, sucos e iogurtes. Alimentos ácidos, como limão, abacaxi, kiwi e tangerina também podem ser eficazes em alguns casos. Assim, evite alimentos gordurosos e com forte odor.

Não tem tempo? Se o seu problema é a falta de tempo, procure acordar mais cedo. Caso isso seja muito difícil, deixe o lanche preparado na noite anterior. Uma dica é fazer um sanduíche com pão integral tendo como recheio qualquer proteína. Acrescente uma fruta com iogurte. Pronto: um lanche rápido e nutritivo.

De toda forma, organize-se para reservar, pelo menos, 10 minutos para fazer o seu desjejum com tranquilidade.