travesseiro
a importancia do sono da mãe
Bem Estar

A importância do sono da mãe

O sono da mãe de um recém-nascido fica bastante prejudicado devido às demandas que aquele novo serumaninho possui.

Essa privação de sono pode trazer sérias consequências para a saúde da mãe. Além de deixá-la mais ansiosa e com variações de humor, o cansaço faz com que o corpo fique mais suscetível a doenças. Justo nessa fase quando sua saúde é fundamental para cuidar bem do bebê.

Além de garantir a saúde física e emocional, a higiene do sono da mãe pode evitar até mesmo uma depressão pós-parto.

O que é a privação do sono?

É quando a pessoa dorme menos do que o seu organismo necessita para se manter saudável. Geralmente, um adulto precisa dormir de 7 a 8 horas por dia. 

Porém, isso não é o que acontece na vida das mães de bebês recém-nascidos. Nessa fase, o seu padrão de sono sofre alterações por dois motivos: pelas alterações fisiológicas que acontecem no pós-parto; e pelo padrão irregular de sono do bebê.

Em média, um bebê recém-nascido dorme 16 horas não corridas. Assim, o sono da mãe ou de quem tiver responsável, fica prejudicado.

Dicas para melhorar o sono da mãe

Aqui no Blog da Orthocrin, você já leu dicas de como melhorar o sono das crianças. Agora, vejamos como as mamães de recém-nascidos podem cuidar do seu próprio sono.

  • Durma quando o bebê dorme: Este conselho é passado de geração em geração e faz todo o sentido. Mesmo que você apenas deite-se e descanse pode ajudar a recarregar a energia.
  • Não perturbe o sono do bebê: Se o seu filhote está dormindo tranquilamente, é sinal que está confortável e saciado. Assim, deixe-o dormir o quanto quiser. Pode ter certeza que, quando ele sentir alguma necessidade, vai lhe alertar com o seu lindo chorinho.
  • Não tenha vergonha de pedir ajuda: Ninguém tem o direito de lhe julgar, pois você acabou de dar a luz a uma vida e também precisa pensar na sua saúde. Aceite a ajuda da vovó, da titia, das amigas. Enquanto isso, procure descansar.
  • Não tente fazer tudo enquanto bebê dorme: Como diz a primeira dica, priorize o seu sono enquanto o bebê dorme. Acredite: é impossível manter a sua saúde e a do bebê e ainda a casa limpa, a roupa dobrada e passada, tudo ao mesmo tempo. Principalmente se você estiver sozinha. Faça tudo quando der tempo. O melhor dos mundos é você dividir estas tarefas com seu parceiro.
  • Desacelere: Para facilitar o seu sono, faça algo relaxante, como ler um livro, ouvir uma música tranquila, tomar um chá, praticar meditação. Isso vai contribuir para melhorar a higiene do seu sono.

Cuide-se e tenha um sono de saúde!