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Férias escolares crianças na cama
Bem Estar

Férias escolares: como controlar o sono das crianças?

As férias escolares estão aí. Este é um momento de descanso para as crianças, mas de preocupação para os pais e mães. Afinal, como manter a rotina do sono das crianças durante este período? Vamos falar sobre isso.

Primeiramente, é importante ressaltar que as crianças devem manter a rotina normal do restante do ano para não desregular o relógio biológico delas e gerar prejuízos no futuro. Isso pode prejudicar a produção de hormônios, como o do crescimento, por exemplo.

Logo, o ideal é manter a rotina do ano durante as férias das crianças - algo que não é nada fácil, visto os inúmeros vilões do sono que se apresentam, hoje em dia.

Mas, então, vamos a algumas...

Dicas de como manter o sono saudável das crianças durante as férias escolares

1- Determine um horário para a criança ir para a cama e siga essa rotina. Durante as férias, você pode deixar o filho dormir e acordar um pouco mais tarde do habitual. A variação em relação à rotina do restante do ano deve ser de uma ou duas horas, no máximo. Principalmente se as férias são curtas.

2- Estabeleça também um horário para desligar todos os eletrônicos, pelo menos 30 minutos antes da hora de dormir. Cuidado para não trocar os aparelhos por brincadeiras muito estimulantes.

3- Crie um ritual pré-soninho, que já ajuda a criança a entender que chegou a hora de diminuir o ritmo. Coisas como tomar banho, fazer xixi, escovar os dentes, colocar o pijama e contar história, por exemplo.

4- Torne o ambiente propício ao descanso. Apague a luz principal do quarto, acenda o abajur e mantenha uma temperatura aconchegante, quentinho quando está friofresquinho quando está calor. A casa não precisa ficar em modo silencioso, mas vale baixar os volumes.

5- Não deixe a criança adormecer em qualquer lugar. Leve-a acordada ao quarto para que ela entenda que tem um cantinho seu só para isso. Assim, se despertar durante a noite, vai pegar no sono sozinha com mais segurança.

6- Não prolongue o sono da tarde daqueles que ainda fazem a sesta. Durante a noite, não acorde a criança para mamar, a não ser que ela seja muito pequena ou que haja recomendação pediátrica.

7- Uma semana antes do fim das férias escolares, faça o filho voltar à rotina das aulas. Passe a dormir e acordar um pouco mais cedo até chegar próximo à rotina normal.

Assim, você manterá a saúde do sono das crianças, criando adultos igualmente saudáveis.

Fonte: Pneumosono