travesseiro
alergias no inverno como melhorar
Bem Estar

Alergias no inverno? Pode ser o seu colchão!

As alergias durante o inverno costumam se acentuar. Um dos vilões dessa história pode ser o seu colchão, você sabia? Vamos falar sobre isso neste texto.

O tempo mais frio favorece o surgimento ou a piora de reações alérgicas, como asma, rinite e bronquite.

A rinite, por exemplo, é uma reação do sistema imunológico a qualquer substância que ele considere estranha que, normalmente, entra pelo nariz. Os ácaros são algumas dessas substâncias, especialmente suas fezes e as carcaças desses microrganismos mortos.

Os ácaros se adaptam muito bem a um ambiente domiciliar, com temperatura quente e um local úmido. Eles se alimentam de material orgânico da pele de pessoas e animais.

O que os colchões tem a ver com alergias?

Os colchões podem ser responsáveis por diversas crises alérgicas. Isto porque alguns especialistas em alergias estimam que por volta de 1,5 milhão de ácaros podem viver em travesseiros e colchões, após 2 anos de uso.

Sendo assim, a limpeza periódica do colchão é fundamental para a saúde.

De acordo com os especialistas, um colchão comum deve ser higienizado sempre. Já os colchões da Orthocrin possuem tratamento antiácaro, que permitem que a limpeza seja mais espaçada. Você deve aspira-lo uma vez por mês e realizar a lavagem a seco um vez por ano.

Entretanto, é preciso que seja realizada a troca do colchão e também dos travesseiros. A vida útil varia de acordo com a conservação, mas em média, você deve trocar o colchão a cada 5 anos. Já os travesseiros precisam ser trocados a cada 2 anos.

Para se evitar maiores reações alérgicas, dê preferência a colchões com látex natural.

Esta matéria prima é uma repelente natural de ácaros e bactérias. Evitando crises alérgicas provocadas por estes microrganismos. Além disso, o látex repele a poeira, que pode causar crises de asma.

Portanto, as dicas são: higienize o seu colchão periodicamente e troque o seu colchão a cada 5 anos; os travesseiros a cada 2 anos e priorize produtos com látex natural. Assim, você amenizará muito os efeitos das alergias típicas do inverno e vai respirar aliviado.