travesseiro
home office trabalhar na cama
Bem Estar

Home office: as consequências de trabalhar na cama

O home office é sinônimo de trabalhar na cama? De fato, isso é muito tentador, mas pode trazer consequências para a nossa saúde. Neste texto, vamos falar sobre isso.

Pesquisas mostram que trabalhar frequentemente no quarto pode ter um impacto negativo sobre o trabalho, a produtividade e o sono.

Isso é especialmente forte entre os jovens. No Reino Unido, profissionais de 18 a 34 anos são os menos propensos a ter uma mesa e cadeira adequadas para trabalhar — e eles têm duas vezes mais chance de trabalhar da cama do que profissionais mais velhos.

Mas usar a cama como escritório nem sempre é resultado da falta de uma cadeira adequada — muitos simplesmente adoram o conforto e a praticidade da instalação.

Vamos falar sobre alguns problemas que fazer o home office na cama pode acarretar:

Postura

Um dos principais problemas em trabalhar na cama é o quanto isso afeta a postura. Estar sentado na cadeira o dia todo já contribui para o surgimento de dores. Em casos mais graves, levar a doenças musculoesqueléticas.

Assim, ao sentar na cama você estará sentado em uma superfície irregular por um longo período de tempo. O monitor também estará em uma altura incorreta e as suas costas curvadas. O ideal é ter uma cadeira ergonômica para ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa. 

Home office menos produtivo

Apesar de não parecer, trabalhar na cama reduz a qualidade do sono, contribuindo para a insônia. Consequentemente, há a redução da produtividade.

Isso porque o nosso cérebro entende que a nossa cama é apenas um lugar para descansar. Portanto, você se sentirá cansado o dia todo e com dificuldades para produzir.

Confundindo o cérebro

Um dos principais problemas é que criamos associações mentais entre aquilo que estamos fazendo, o que deveríamos fazer e o lugar onde estamos.

Ou seja, se você trabalhar na cama, pode ser bem mais difícil se desligar do trabalho e conseguir descansar à noite, porque seu cérebro vai entender que você está em um ambiente de trabalho.

É importante fazer um esforço para separar os espaços de trabalho e descanso.

Dicas para o Home Office ideal

O melhor dos mundos é que você tenha um espaço reservado exclusivamente para trabalhar. Nada de improvisar a mesa da cozinha. Este local precisa ser silencioso, bem iluminado, organizado e bem ventilado.

Além disso, é fundamental cuidar da ergonomia. Uma mesa adequada, onde os braços possam se apoiar, e um monitor que fique á altura dos olhos. Neste caso, a cadeira é peça fundamental: precisa ser confortável e ajustada na altura correta.

Deixe a cama apenas para momentos de descanso e lazer. Para isso, escolha um bom colchão, confortável, durável e que lhe proporcionará saúde e disposição para produzir bem no trabalho.