travesseiro
sono infantil como melhorar?
Bem Estar

Sono infantil: 6 dicas para as crianças dormirem melhor

O sono infantil pode se tornar um verdadeiro pesadelo para os pais. Para evitar estes problemas, vamos listar algumas dicas para realizar a higiene do sono das crianças.

Em um estudo, realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, concluiu-se que a maior parte das crianças que tinha uma rotina de descanso desajustada apresentava riscos maiores de desenvolver problemas como o déficit de atenção e a dificuldades de aprendizado na escola.

Os estímulos da vida moderna são verdadeiros inimigos do sono infantil.

Agora, há sempre uma tela à mão dos pequenos, com inúmeras possibilidades de entretenimento e interação. Some-se a isso o estilo de vida atual. Os pais trabalham até tarde e, quando retornam ao lar, querem compensar o tempo longe dos filhos. O dia começa cedo e termina muito tarde para as famílias.

Dessa maneira, as crianças podem pagar um preço alto por esta rotina.

Como melhorar o sono infantil?

Aqui vão 6 dicas para cuidar da higiene do sono dos pequenos.

1- Determine um horário para a criança ir para a cama e siga essa rotina mesmo aos finais de semana, com uma variação máxima de 30 minutos.

2- Estabeleça também um horário para desligar todos os eletrônicos, pelo menos 30 minutos antes da hora de dormir. Cuidado para não trocar os aparelhos por brincadeiras muito estimulantes.

3- Crie um ritual pré-soninho, que já ajuda a criança a entender que chegou a hora de diminuir o ritmo. Coisas como tomar banho, escovar os dentes, colocar o pijama e contar história, por exemplo.

4- Torne o ambiente propício ao descanso. Apague a luz principal do quarto, acenda o abajur e mantenha uma temperatura aconchegante, quentinho quando está frio e fresquinho quando está calor. A casa não precisa ficar em modo silencioso, mas vale baixar os volumes.

5- Não deixe a criança adormecer em qualquer lugar. Leve-a acordada ao quarto para que ela entenda que tem um cantinho seu só para isso. Assim, se despertar durante a noite, vai pegar no sono sozinha com mais segurança.

6- Não prolongue o sono da tarde daqueles que ainda fazem a sesta. Durante a noite, não acorde a criança para mamar, a não ser que ela seja muito pequena ou que haja recomendação pediátrica.

A Orthocrin possui uma linha de colchões e travesseiros feitos especialmente para acompanhar cada fase do seu filho. São produtos criados com muito carinho para que os pequenos cresçam e se desenvolvam com muita saúde.