travesseiro
Dia Mundial do Sono. Você dorme bem?
Bem Estar

Dia Mundial do Sono! Você dorme bem?

Você sabia que hoje, dia 19 de Março, é o dia Mundial do Sono de 2021? Vamos falar sobre a importância desta data.

Trata-se de um evento anual organizado pela Word Association Sleep Medicine (Sociedade Mundial do Sono).

O objetivo é celebrar os benefícios de um sono saudável e chamar a atenção da sociedade para os problemas do sono e seus aspectos médicos, educacionais e sociais, e promover a prevenção e o controle dos distúrbios do sono.

No Brasil, a Associação Brasileira do Sono (ABS) promove anualmente a Semana do Sono: uma campanha de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida.

Por exemplo, em 2019, em uma pesquisa realizada durante a Semana do Sono pela ABS, relatou que as pessoas estão dormindo menos nos dias úteis, quando comparamos com o ano de 2018.

Apesar da redução na duração do sono, houve um aumento na satisfação com o tempo de sono.

O número de indivíduos que relataram a “não satisfação com o sono durante a semana” caiu de 57,5% em 2018 para 54,0% na pesquisa de 2019.

Entretanto, o cenário de pandemia de Covid19 tem impactado negativamente na qualidade do sono e contribuído para a piora nos efeitos da doença.

Segundo o neurologista Marcelo Paixão, do Hospital de Urgência de Sergipe, durante a quarentena houve um descuido maior pela higiene do sono.

"Muitas pessoas não estavam conseguindo dormir por causa da ruminação mental e dos pensamentos reentrantes. Então a orientação é manter as rotinas. Mesmo que você não tenha que sair de casa, acorde cedo, tome o seu café da manhã, faça uma atividade física, se exponha ao sol, não fique enclausurado dentro de casa, tenha outras atividades (...) tem que criar o compromisso e a rotina com os horários” comentou o neurologista.

Sendo assim, a saúde do sono está diretamente ligada à nossa saúde física e mental. Por este motivo, é fundamental que tenhamos colchões, travesseiros e acessórios de alta qualidade, durabilidade e apropriados para nossos gostos e necessidades.

Neste Dia Mundial do Sono, a Orthocrin lhe deseja, muito mais do que antes, um sono de saúde.

Fontes: Associação Brasileiro do Sono e Secretaria do Estado de Sergipe