travesseiro
Pessoas brindando na festa de fim de ano
Bem Estar

Boas Festas! Como dormir bem durante as festas de fim de ano?

Nas festas de fim de ano, tradicionalmente, dormimos muito tarde. Isso porque as festas de Natal e Ano-novo sempre passam da meia-noite e se alongam madrugada adentro.

Nesta época, a privação de sono é uma condição comum, que pode ser definida como a remoção ou supressão parcial do sono. Esta condição é inerente à sociedade moderna e seus efeitos de longo alcance podem levar a alterações cognitivas, metabólicas, emocionais, sociais e econômicas.

Mas como aproveitar as festas de fim de ano e manter um sono de qualidade?

Veja algumas dicas:

Durante as festas

  • Programe-se para festejar. Curta com moderação e com flexibilidade, entendendo que esses momentos são únicos e que você pode por algumas horas ser menos rígido com você. O sono é importante, mas o foco agora não está nele e sim em desfrutar dos momentos junto a família e amigos.
  • Beba água sem moderação. O álcool é um vilão para o sono, pois aumenta o número de despertares após início do sono. Sendo assim, a água pode ajudar no metabolismo alcoólico, diminuindo a concentração de álcool no sangue, além de hidratar o corpo. Dessa maneira, você vai melhorar a qualidade do sono e evita assim a ressaca no dia seguinte.
  • Importante: Respeite o seu limite. Entretanto, seja generoso consigo mesmo.

Pós-festas

Neste período, o ideal é organizar-se para que o prejuízo no sono durante as festas de fim de ano seja o mínimo possível.

Para isso, tente dormir mais cedo nos dias pós-festas. Não lute contra o sono. Se estiver com vontade, vá dormir e reestabeleça sua rotina normal o mais rápido que conseguir Assim, você não prolonga o cansaço.

Siga também algumas dicas:

  • Volte a dormir e acordar sempre no mesmo horário
  • Evite o uso de bebida alcoólica durante esse período de readaptação pós-festas
  • Tenha uma alimentação saudável e leve
  • Evite o uso de aparelhos eletrônico próximo ao horário de dormir
  • Faça meditação ou respire profundamente alguns minutos antes de dormir. Aproveite seu sono.

Assim sendo, a Orthocrin deseja-lhe Boas-festas e que 2021 seja um ano de muitas realizações e felicidades para você e toda a sua família!