travesseiro
Dicas para dormir bem no calor
Bem Estar

10 dicas para dormir bem no calor

Estamos às portas da época mais quente do ano. Então, se você não tem ar condicionado, como dormir bem no calor?

Separamos 10 dicas que irão lhe ajudar a enfrentar o verão sem prejuízo para o seu sono.

1- Consuma alimentos leves

Às vezes subestimamos o impacto da nossa alimentação no nosso dia a dia. Mas a verdade é que o que comemos influencia muito nosso bem-estar.

Quer um exemplo? Evitar refeições pesadas e gordurosas, principalmente à noite, facilita a digestão. O que, por sua vez, exige menos esforço metabólico do corpo e faz com que ele produza menos calor.

O ideal, então, é priorizar a ingestão de saladas, frutas e proteínas magras no jantar. De preferência, faça sua última refeição no mínimo duas horas antes de ir para a cama.

2- Hidrate-se corretamente

Outro hábito que influencia na qualidade do sono em dias de calor é hidratar-se bem durante o dia. Afinal, em épocas mais quentes nosso organismo precisa de maior reposição de líquidos. Por isso, o ideal é tomar muita água, água de coco e sucos.

Porém, não consuma cafeína e álcool, pois são substâncias estimulantes e dificultam o sono. Outra coisa a ser evitada é beber líquidos horas antes de dormir. Isso pode levar a acordar mais vezes para urinar.

3- Evite atividades físicas à noite

Outra dica de mudança de hábitos para quem quer saber como dormir no calor é evitar exercícios físicos à noite. Isso porque quando nos exercitamos, nosso corpo fica trabalhando para queimar calorias e isso nos deixa mais quentes.

Para que sua temperatura corporal fique mais baixa na hora de dormir, o ideal é dar ao seu organismo bastante tempo para relaxar. Se possível, prefira praticar exercícios pela manhã.

4- Use pijamas frescos

Chegamos, então, à hora de dormir propriamente dita. Uma das principais dicas para amenizar o calor à noite é escolher bem a roupa de dormir.

Sabe aquele pijama lindo de tecido sintético? Deixe-o guardado para dias mais frios. No verão, o ideal é usar roupas frouxas, macias, leves e altamente respiráveis. Dê preferência a tecidos naturais, como 100% algodão, e em tons claros.

Porém, em casos mais extremos, durma sem roupa mesmo.

5- Escolha roupas de cama adequadas

O mesmo vale para as roupas de cama. Fique atento à composição dos lençóis e fronhas, observando a embalagem ou etiqueta. Evite tecidos sintéticos, como poliéster, e prefira materiais como algodão e linho, que são mais “respiráveis”.

Outra dica de como dormir no calor é retirar da cama todas as camadas desnecessárias, como edredons e cobertores. Você pode até deixá-los ali durante o dia para decoração, mas lembre-se de removê-los antes de dormir.

6- Congele a roupa de cama

Esse truque pode parecer inusitado, mas pode confiar: deixe lençóis e fronhas dentro do congelador por alguns minutos antes de dormir. Não se esqueça de colocá-los antes em sacos plásticos, para evitar que absorvam odores dos alimentos.

Quando você retirá-los, estarão geladinhos! É claro que o efeito não vai durar a noite inteira, mas a sensação de frescor deve fazê-lo pegar no sono com mais facilidade.

7- Deixe o quarto escuro

Além do calor, outro fator que atrapalha o sono no verão é a duração mais longa dos dias. Com luz do sol por mais tempo, nosso relógio biológico tende a ficar confuso. Além disso, o corpo produz menos melatonina, um hormônio que ajuda a pegar no sono.

Por isso, e também porque luzes acesas são fontes de calor, é importante deixar o quarto bem escuro antes de dormir. Se possível, desligue também celulares e outros equipamentos eletrônicos que estejam no ambiente.

Caso haja muita incidência de luz solar no quarto, feche as cortinas à tarde, evitando que o cômodo esquente demais. No entanto, tome cuidado para que o local não fique abafado. Lembre-se de deixar espaço para circulação de ar tanto durante o dia quanto na hora de dormir.

8- Use o ventilador corretamente

Sabia que se o seu quarto estiver muito quente não é recomendável apontar o ventilador diretamente para seu corpo? Nesse caso, o aparelho vai apenas lançar vento quente em você.

Por isso, a dica é direcioná-lo para a janela, fazendo com que expulse o ar quente do ambiente. E se além do ventilador de mesa ou chão você tiver um de teto, recomenda-se ligar esse último na função exaustor.

Outro truque útil para quem se pergunta como dormir no calor é fazer uma espécie de ar condicionado rudimentar. Basta encher uma vasilha com pedras de gelo grandes e posicioná-la na frente do ventilador. Assim, o aparelho vai soprar um vento mais frio.

9- Resfrie seu corpo

Outro truque para resfriar o corpo é usar compressas de gelo, bolsas de água fria ou toalhas molhadas. Quando deitar para dormir, aplique-as por alguns minutos em partes estratégicas do corpo. Testa, nuca, pulsos, virilhas, tornozelos e atrás dos joelhos e dos cotovelos costumam ser as regiões que provocam mais alívio.

10- Durma perto do chão

O ar frio desce e o ar quente sobe, como aprendemos na escola. Por isso, se ainda estiver se perguntando como dormir no calor, um último truque é dormir mais perto do solo. Coloque seu colchão no chão, por exemplo. E caso você more em uma casa com primeiro andar, o térreo provavelmente terá uma temperatura mais agradável.

Dica bônus:

Caso esteja no momento de trocar o seu colchão, opte por tecidos de fibra de bambu ou então por colchões de mola com conforto em gel, que auxiliam na regulação da temperatura do corpo durante o sono.