travesseiro
como limpar o colchão
Bem Estar Produtos

Como limpar o colchão?

O ato de limpar o colchão periodicamente é fundamental para a conservação dele e também para a saúde de quem o utiliza.

Mas qual é a melhor forma de higienizar o colchão, deixando-o livre de ácaros, poeira, bactérias, entre outras sujeiras?

A resposta é que existem várias maneiras. Vamos enumerar algumas dicas que irão facilitar este processo.

Bicarbonato de Sódio, o grande aliado

O bicarbonato de sódio é um produto excelente para limpar diversos objetos e partes de casa, principalmente superfícies manchadas. Ele altera o pH do colchão, eliminando possíveis manchas e sujeiras.

Além do bicarbonato, você irá precisar de uma escova de limpeza e um aspirador de pó. Siga o passo a passo:

1-Jogue o bicarbonato de sódio no colchão, priorizando os lugares de maior sujeira;

2- Deixe agir por 30 minutos para como limpar colchão;

3- Esfregue o colchão com uma escovinha e deixe agir por mais 30 minutos;

4- Aspire todo o pó do colchão.

Manchas e odores específicos

Como limpar urina

Assim que percebê-la, aplique bicarbonato de sódio, já que o produto auxilia a absorção de manchas úmidas e amarelas.

Deixe agir por 30 minutos e depois, com uma esponja, esfregue uma solução de água morna e sabão neutro. Para finalizar, passe um pano a fim de limpar essa mistura. Deixe o colchão secar no ventilador.

Como tirar cheiro de cigarro

Primeiramente, não fume!

Entretanto, para os fumantes, é fundamental que a lavagem de roupas de cama seja regular. Isso ajuda a não acumular o odor na peça e impede que o cheiro penetre no colchão.

Mas, se mesmo assim o cheiro se mantiver no colchão, a dica é espalhar bicarbonato na cama e deixar agir por oito horas, antes de remover com aspirador.

Como tirar cheiro de mofo

Ao contrário do que muitos pensam, nunca se deve deixar o colchão tomando sol. A dica é evitar usar o colchão em áreas úmidas, manter a porta da suíte fechara durante o banho, por exemplo.

Além disso, em caso de mofo, aplique 5 gotas de óleo de melaleuca (que tem propriedades antibacterianas) em um balde com água morna e esfregue essa mistura sobre o colchão. Quando terminar, seque o colchão com um secador de cabelos.

Como tirar mancha de sangue

O sangue é uma mancha bem difícil de eliminar totalmente. A dica é misturar bicarbonato de sódio com água fria, para ajudar a reduzi-la consideravelmente. Aplique sobre a mancha essa mistura e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, retire o excesso de bicarbonato com um pano molhado e pressione com uma toalha seca para retirar a umidade.

Outra opção é usar água oxigenada 10 volumes. Aplique na região manchada e deixe borbulhar. Na sequência, remova o excesso com um pano limpo.

Além disso, usar detergente de cozinha também é uma boa opção. Misture uma colher do produto em duas xícaras de água e aplique na região, esfregando com uma escova de dente sem uso.

Como tirar mancha de vinho

Aplicar álcool é fundamental nessas situações, porque ele faz com que a mancha desapareça. Em um pano úmido, embebede álcool e esfregue na região manchada.

Como tirar manchas não identificadas

Borrifar detergente com água fria. Deixe agir por 10 minutos e aguarde secar depois.

A limpeza e higienização de colchões é muito necessária e pode parecer uma tarefa difícil, mas, com essas dicas, é possível ser realizada de maneira simples na sua própria casa.

'Fontes: Tua casa; Vida Decora